sábado, 17 de janeiro de 2009

Você consegue dizer "Não" ?

Para muitas pessoas o ato de dizer "não" a um pedido acaba se tornando uma verdadeira batalha.
Mas por que é tão difícil dizer "não"?
Como escrevi no meu artigo "Você pensou em você hoje?" (leiam, é muito bom), fomos confinados a uma bateria de regras(ou paradigmas) na nossa infância, que nos fazem colocar o interesse dos outros em primeiro lugar e não os nossos.
Nesta questão de dizer "não" é  quase a mesma coisa pois, o que nos impede de dizer "não" nada mais é do que o medo de sermos rejeitados pelos outros e o medo de magoar, e assim acabamos nos magoando por estes motivos, porque quando você faz algo que não quer fazer, acaba se machucando emocionalmente e começa a agredir-se por não conseguir se auto afirmar.
Isto acontece mesmo quando não temos consciência desses medos. Esse é o motivo de dizermos sempre "sim" mesmo quando não queremos, o que pode lhe causar sérios problemas emocionais.
O meu conselho é, se desligue desse medo de magoar os outros ou de ser rejeitado. Não é fácil, eu sei, mas com um pouco de consciência e prática você vai conseguir.
O que você tem que saber é que, mesmo querendo em nenhum momento de nossas vidas poderemos agradar a todos e você não vai querer passar a vida inteira investindo no bem estar dos outros e deixando o seu de lado. Se não conseguir dominar estes sentimentos pode acabar se tornando um "faz tudo" das pessoas o que acarreta em perda de respeito que tenham com você. Entende o porquê isso é prejudicial?
Não se preocupe com o que vão pensar, ninguém vai te condenar por dizer "não". É normal um ou outro ficar meio sem graça com sua resposta mas não é o fim do mundo. Melhor assim, do que você, depois de dizer "sim" quando não queria, ficar se martirizando. Quando você toma as rédeas dos seus sentimentos, você acaba ficando mais seguro de si, e os outro notam isto e acabam observando que você é uma pessoa de personalidade firme e isto te traz respeito.
Você não é obrigado a fazer nada que não queira fazer. Lembre-se, primeiro o seu bem estar e depois os dos outros (não é individualismo, é respeito por si mesmo). Não se agrida emocionalmente com medo de perder uma amizade, pois a verdadeira amizade não se desfaz por estes motivos. E se acontecer de alguém lhe virar a cara, esta pessoa não estava interessada em quem você é, mas no que você tem para oferecer a ela, por fim você terá se livrado de uma falsa amizade.
Em qualquer situação desta vida, coloque-se em primeiro lugar, ou seja, o seu bem estar antes de qualquer coisa. Você é muito importante pra você mesmo, se não se valorizar e se cuidar emocionalmente ninguém o fará por você...
Primeiro de tudo: O seu bem estar!!!
                                                                 Samuel Arantes

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Você já pensou em você hoje?

Um grande mal que fomos submetidos desde a nossa infância, foi o ensinamento que primeiro você deve pensar no bem estar do próximo e depois pensar em si.
Quantas vezes nos disseram: "não magoe os outros, não negue nada aos outros, não desmereça os outros,os outros..os outros...os outros..."
Agora me responda: e você? onde fica as suas necessidades, o seu bem estar? Infelizmente a palavra "outros" está empregnada em nossas mentes de maneira que, qualquer coisa que você faça você já pensa nos "outros"..."Não vou fazer isso porque os outros...não posso, porque os outros..." e por causa dos outros você acaba deixando de realizar os seus desejos..
Você deve em primeiro lugar deixar essa idéia de que o bem estar dos "outros" é mais importante do que o seu..Nesse mundo muitos acabam prejudicados por pensar assim. É hora de pensar em você!!! Não importa o que vão falar, o que vão pensar, se vão gostar ou não, o que importa é o que você quer fazer..
Não estou te incentivando a ser um ignorante individualista, estou te propondo a pensar em você primeiramente e depois nos outros..Você tem que deixar de se preocupar com o que vão pensar de você. Se formos fazer tudo baseado nos que os outros acham acabamos por não fazer nada neste mundo..A vida é sua, então viva livre, aproveite, não seja uma marionete nas mãos de outras pessoas, porque se não, você vai acabar se dando mal..O importante então é: O que eu quero e não o que os outros querem! Tome uma atitude agora e assuma as rédeas da tua vida. Não deixe mais as pessoas te comandarem dizendo o que deve ou não fazer! Seja livre! Você verá o quanto isso mudará em sua vida..Boa Sorte a você!
                                                                     Samuel Arantes