domingo, 16 de agosto de 2009

Dicas para sua vida

01 – PLANEJAMENTO - Planeje á sua semana, o seu dia, e até as próximas oito horas, porém não abra mão de sua liberdade de ação, criatividade e improviso, e acima de tudo não seja dependente de nada e de ninguém e tão pouco faça com que as pessoas sejam dependentes de Você. (“Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias” – Harry Benjamin – Sexólogo alemão, 1885-1986).

02 – CONCENTRAÇÃO – Centralize o seu foco de corpo e alma em cada coisa que vá fazer, procurando faze-la de forma certa e na primeira vez. Não se permita tentar fazer varias coisas ao mesmo tempo. Pesquisas comprovam que quando se tenta fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, nada sai próximo do razoável, além da sua mente ficar em frangalhos. (“Nossa mente nunca está bem a não ser quando está em paz consigo mesma.” – Sêneca – Corduba, Hispânia, 4 a.C. — Roma, 65 d.C. ).

03 – SE DESLIGAR – A cada duas horas de trabalho concentrado, de uma pausa de dez a quinze minutos. Saia para se arejar, tomar uma água e aproveite para falar com pessoas sobre outros assuntos. (“O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de uma pessoa alegre.” – Victor Pauchet – médico francês, 1869-1936).

04 – IGNORE O SER INSUBSTITUIVEL – Pense! O que vai acontecer seu Eu der uma parada agora! Saiba que nada vai acontecer e no outro dia, as coisas vão estar como deixou. O mesmo ocorre em qualquer atividade humana seja na vida familiar, entre amigos ou profissional. (“Você está sempre livre para mudar de idéias e escolher um futuro ou um passado diferente.” – Richard Bach – Escritor – E.U.A. - 1936).

05 – IGNORE O SER RESPONSAVEL POR TUDO E POR TODOS – Principalmente quando se trata de fazer com que as pessoas estejam felizes todo o tempo. Claro que dentro do possível Você pode até tentar, mas na grande maioria das vezes são as pessoas que não querem. (“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” – Thomas Hardy – novelista e poeta inglês – 1840-1928).

06 – SER HUMILDE – Quando precisar de ajuda deixe ao lado o orgulho e a vaidade, peça a aquelas pessoas que Você considera que são neutras, de bom senso e experientes. (“Quando venço, não sou eu quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo de pessoas.” – Ayrton Senna – piloto brasileiro – 1960-1994).

07 – DIGA NÃO SEM SE MAGOAR – Você não é obrigado a agradar todas as pessoas e tão pouco se sentir culpado achando que magoou uma ou outra pessoa. Saiba que um “não” bem colocado e no momento certo evita inúmeras e variadas situações. (“È pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.” – Sócrates – filósofo ateniense - (470–399 a.C.).

08 – IDENTIFIQUE QUANDO UMA SITUAÇÃO É REAL OU IMAGINÁRIA – Procure diferencia-los identificando-os rapidamente. Uma das maiores perdas de tempo e ocupação de nossa capacidade mental são perdidos com situações imaginarias ou adivinhações. Utilize o seu tempo e sua mente somente com os fatos e situações reais. (“A primeira regra é manter o espírito tranqüilo. A segunda é enfrentar as coisas de frente e toma-las pelo que realmente são.” – Marcus Aurelius – Romano – 121, imperador romano de 161 a sua morte em 180).

09 – ANSIEDADE E TENSÕES – Ao exercitar os itens acima, com certeza, Você não deverá ter qualquer tipo de tensões e ansiedades, a não ser que se envolva com situações de outras pessoas. Neste caso é melhor observar os diálogos, comportamentos e ações, para se tomar uma posição. (“A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.” – Dalai Lama - monge budista Tibetano - Tenzin Gyatso – 1935 –).

10 – VALORIZE O SEU DIA A DIA – Descubra a satisfação e o prazer das coisas simples que a vida oferece como alimentar-se, passear na praça, ouvir as pessoas mais experientes, dormir algumas horas a mais, tomar três banhos ao dia, ler um bom livro, curtir a família e os amigos, porém manter o que foi conquistado na vida pessoal e profissional e ficar atento para novos desafios. (“Plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores” – William Shakespeare – dramaturgo e poeta inglês -1564-1616).

11 – ATUALIZAÇÃO – Num mundo globalizado são de vital importância ser atualizado, informado e usando todas as facilidades que os avanços tecnológicos proporcionam, porém não cometa com Você, a indelicadeza de se tornar um escravo das tecnologias. (“Pessoas inteligentes acreditam em apenas metade do que ouvem. Os perspicazes sabem em que metade deve acreditar.” – Anônimo –).

12 – HARMONIA NO LAR – Nunca transporte qualquer situação ou dificuldades do seu dia a dia para o seu lar. Faça de sua casa uma espécie de refugio espiritual, de alegria, de confraternização e de satisfação em reencontrar todos os dias os seus entes queridos que adoram compartilhar com Você o seu jeito de Ser. (“Um herói é uma pessoa comum que encontra força para perseverar e resistir aos mais esmagadores obstáculos.” – Christopher Reeve –ator de cinema estadunidense - 1952-2004 –).

13 – APRECIE O VERDE DA NATUREZA – Visite a natureza, faça caminhadas e transpire com a umidade das arvores. Caminhe pela praia entre no mar e encha-se de energias que a Mãe natureza proporciona tanto emocional como fisicamente. (“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta." - Carl Young - político e advogado canadense – 1941 –).

14 – FLEXIBILIDADE – Toda a rigidez de uma rocha, fica bem numa rocha e jamais nos seres humanos. Para os homens cabe a flexibilidade com firmeza. (“Apenas os sábios e os estúpidos nunca mudam.” – Confúcio –filósofo Chinês - 551 a.C. - 479 a.C.)

15 – FALE COM DEUS – Aprenda a estar em sintonia com Ele, e tudo que está ao seu redor, e em especial dentro do seu coração. Independente do local que Você esteja procure falar e acreditar na existência de um Ser muito maior que nos encaminha e nos conforta. (“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” – Benjamin Franklin – estadunidense – 32º. Presidente E.U.A - 1882-1945).
GEMIR CASSAN - Consultoria de Gestão

sábado, 17 de janeiro de 2009

Você consegue dizer "Não" ?

Para muitas pessoas o ato de dizer "não" a um pedido acaba se tornando uma verdadeira batalha.
Mas por que é tão difícil dizer "não"?
Como escrevi no meu artigo "Você pensou em você hoje?" (leiam, é muito bom), fomos confinados a uma bateria de regras(ou paradigmas) na nossa infância, que nos fazem colocar o interesse dos outros em primeiro lugar e não os nossos.
Nesta questão de dizer "não" é  quase a mesma coisa pois, o que nos impede de dizer "não" nada mais é do que o medo de sermos rejeitados pelos outros e o medo de magoar, e assim acabamos nos magoando por estes motivos, porque quando você faz algo que não quer fazer, acaba se machucando emocionalmente e começa a agredir-se por não conseguir se auto afirmar.
Isto acontece mesmo quando não temos consciência desses medos. Esse é o motivo de dizermos sempre "sim" mesmo quando não queremos, o que pode lhe causar sérios problemas emocionais.
O meu conselho é, se desligue desse medo de magoar os outros ou de ser rejeitado. Não é fácil, eu sei, mas com um pouco de consciência e prática você vai conseguir.
O que você tem que saber é que, mesmo querendo em nenhum momento de nossas vidas poderemos agradar a todos e você não vai querer passar a vida inteira investindo no bem estar dos outros e deixando o seu de lado. Se não conseguir dominar estes sentimentos pode acabar se tornando um "faz tudo" das pessoas o que acarreta em perda de respeito que tenham com você. Entende o porquê isso é prejudicial?
Não se preocupe com o que vão pensar, ninguém vai te condenar por dizer "não". É normal um ou outro ficar meio sem graça com sua resposta mas não é o fim do mundo. Melhor assim, do que você, depois de dizer "sim" quando não queria, ficar se martirizando. Quando você toma as rédeas dos seus sentimentos, você acaba ficando mais seguro de si, e os outro notam isto e acabam observando que você é uma pessoa de personalidade firme e isto te traz respeito.
Você não é obrigado a fazer nada que não queira fazer. Lembre-se, primeiro o seu bem estar e depois os dos outros (não é individualismo, é respeito por si mesmo). Não se agrida emocionalmente com medo de perder uma amizade, pois a verdadeira amizade não se desfaz por estes motivos. E se acontecer de alguém lhe virar a cara, esta pessoa não estava interessada em quem você é, mas no que você tem para oferecer a ela, por fim você terá se livrado de uma falsa amizade.
Em qualquer situação desta vida, coloque-se em primeiro lugar, ou seja, o seu bem estar antes de qualquer coisa. Você é muito importante pra você mesmo, se não se valorizar e se cuidar emocionalmente ninguém o fará por você...
Primeiro de tudo: O seu bem estar!!!
                                                                 Samuel Arantes

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Você já pensou em você hoje?

Um grande mal que fomos submetidos desde a nossa infância, foi o ensinamento que primeiro você deve pensar no bem estar do próximo e depois pensar em si.
Quantas vezes nos disseram: "não magoe os outros, não negue nada aos outros, não desmereça os outros,os outros..os outros...os outros..."
Agora me responda: e você? onde fica as suas necessidades, o seu bem estar? Infelizmente a palavra "outros" está empregnada em nossas mentes de maneira que, qualquer coisa que você faça você já pensa nos "outros"..."Não vou fazer isso porque os outros...não posso, porque os outros..." e por causa dos outros você acaba deixando de realizar os seus desejos..
Você deve em primeiro lugar deixar essa idéia de que o bem estar dos "outros" é mais importante do que o seu..Nesse mundo muitos acabam prejudicados por pensar assim. É hora de pensar em você!!! Não importa o que vão falar, o que vão pensar, se vão gostar ou não, o que importa é o que você quer fazer..
Não estou te incentivando a ser um ignorante individualista, estou te propondo a pensar em você primeiramente e depois nos outros..Você tem que deixar de se preocupar com o que vão pensar de você. Se formos fazer tudo baseado nos que os outros acham acabamos por não fazer nada neste mundo..A vida é sua, então viva livre, aproveite, não seja uma marionete nas mãos de outras pessoas, porque se não, você vai acabar se dando mal..O importante então é: O que eu quero e não o que os outros querem! Tome uma atitude agora e assuma as rédeas da tua vida. Não deixe mais as pessoas te comandarem dizendo o que deve ou não fazer! Seja livre! Você verá o quanto isso mudará em sua vida..Boa Sorte a você!
                                                                     Samuel Arantes

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Consultoria


Os serviços na atividade de Consultoria constituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento

sexta-feira, 3 de junho de 2005

Organize seu tempo


Ricos ou pobres, todos temos em comum o tempo: nossas 24 horas não podem ser encurtadas ou estendidas, mas sim devidamente aproveitadas. Não quero dizer que devemos usarlaboralmente nossas 24 horas - temos sim que saber dividir bem o tempo para acomodar produção, descanso e lazer. No entanto, ouço cotidianamente muita gente se queixar da velocidade da vida moderna, da ansiedade e da correria sem descanso.


A primeira coisa que recomendo é paradoxal: PARE. É preciso primeiro analisar com detalhe como está a rotina conduzida. Muitas vezes vejo pessoas que fazem infinitas atividades sem qualquer planejamento, somente reagindo aos estímulos de produção: há um problema, vá resolver. Este é um dos maiores ladrões de tempo: a reação por estímulo de urgência. Isso faz com que deixemos de lado o que é importante, nossa meta, nossa prioridade.

Para começar a controlar melhor o tempo que dispomos, precisamos definir metas e objetivos: o que queremos realizar naquele dia, naquela semana, em dois meses, assim por diante. É fundamental ter organização do que será feito, além de aprender a lidar com o tempo, o trabalho burocrático e mesmo o telefone.

De um ponto de vista prático, recomendo as atitudes abaixo para auxiliar em sua concentração e buscar um melhor uso do tempo:

• Faça um plano diário do que você quer realizar. Coloque este plano no papel, ou no computador, mas tenha isso bem claro; não deixe que este plano esteja somente na sua cabeça. Quando escrevemos, realizamos a primeira ação para que este plano se concretize.

• Desenvolva lista de metas a atingir (diárias, semanais, mensais e anuais). Não tenha medo que alguns pontos não saiam exatamente como planejados; é importante corrigir as metas periodicamente. Você verá que irá mais facilmente conquistar os objetivos e ter melhor noção do tempo que dispôs para isso.

• Tenha prioridades, e aprenda a pesar suas contra as de seu chefe ou de seus clientes. Não aceite passivamente metas que você sabe que não poderá atingir. Uma coisa é superação, vencer desafios. Outra é tentar fazer o impossível, o que não acontecerá de forma alguma.

• Tenha horário para trabalhar só e outro onde você está aberto para receber pessoas. Isso ajuda imensamente na organização. Pode parecer até pretensioso, mas ao ser posto em prática irá ajudar muito inclusive para aqueles que trabalham ao seu redor.

• Nunca tenha um papel mais do que duas vezes em suas mãos. Uma vez é muito melhor. Focalize para fazer isto. Não deixe pendências rolando por muito tempo, tente resolvê-las e finalizá-las.

• Aproveite a tecnologia - computadores, calculadoras,
handhelds, celulares e telefones fixos. Mas não seja escravo deles. Procure usá-los de acordo com o seu primeiro planejamento, para que sejam eficazes na sua vida.

• Diminua o tempo gasto com leitura de negócios. Aprenda a folhear, marque o que for importante e posteriormente leia com detalhe. Muitas idéias saem mais facilmente quando juntamos artigos e textos de um assunto e podemos nos dedicar à leitura totalmente.

• Participe somente de reuniões importantes. A princípio, parece que todas são. Nem tanto: analise o que realmente precisa de sua presença (e eventualmente até de uma reunião, será que uma conversa informal pode adiantar?) e procure documentar o que foi falado e decidido para evitar possíveis repetições futuras.

• Faça negócios durante o seu almoço quando isso puder acrescentar positivamente ao seu dia-a-dia. Não tente anular o único momento de relaxamento e
desestresse. Se não, agende horários viáveis para que você e seu convidado possam efetivar negócios. Não force seu corpo, lembre-se o quanto ele é caro!

• Procure fazer uma atividade física todos os dias, nem que seja uma caminhada de vinte minutos. Isso é excelente para aliviar sua cabeça e recuperar as energias.

• Por último, aprenda a delegar. Não concentre tudo em suas mãos, pois isso traz uma sobrecarga e a falsa sensação de
insubstitubilidade. Use seu tempo e trabalho naquilo que somente você é capaz de realizar.