Mas por que é tão difícil dizer "não"?
Como escrevi no meu artigo "Você pensou em você hoje?" (leiam, é muito bom), fomos confinados a uma bateria de regras(ou paradigmas) na nossa infância, que nos fazem colocar o interesse dos outros em primeiro lugar e não os nossos.
Nesta questão de dizer "não" é quase a mesma coisa pois, o que nos impede de dizer "não" nada mais é do que o medo de sermos rejeitados pelos outros e o medo de magoar, e assim acabamos nos magoando por estes motivos, porque quando você faz algo que não quer fazer, acaba se machucando emocionalmente e começa a agredir-se por não conseguir se auto afirmar.
Isto acontece mesmo quando não temos consciência desses medos. Esse é o motivo de dizermos sempre "sim" mesmo quando não queremos, o que pode lhe causar sérios problemas emocionais.
O meu conselho é, se desligue desse medo de magoar os outros ou de ser rejeitado. Não é fácil, eu sei, mas com um pouco de consciência e prática você vai conseguir.
O que você tem que saber é que, mesmo querendo em nenhum momento de nossas vidas poderemos agradar a todos e você não vai querer passar a vida inteira investindo no bem estar dos outros e deixando o seu de lado. Se não conseguir dominar estes sentimentos pode acabar se tornando um "faz tudo" das pessoas o que acarreta em perda de respeito que tenham com você. Entende o porquê isso é prejudicial?
Não se preocupe com o que vão pensar, ninguém vai te condenar por dizer "não". É normal um ou outro ficar meio sem graça com sua resposta mas não é o fim do mundo. Melhor assim, do que você, depois de dizer "sim" quando não queria, ficar se martirizando. Quando você toma as rédeas dos seus sentimentos, você acaba ficando mais seguro de si, e os outro notam isto e acabam observando que você é uma pessoa de personalidade firme e isto te traz respeito.
Você não é obrigado a fazer nada que não queira fazer. Lembre-se, primeiro o seu bem estar e depois os dos outros (não é individualismo, é respeito por si mesmo). Não se agrida emocionalmente com medo de perder uma amizade, pois a verdadeira amizade não se desfaz por estes motivos. E se acontecer de alguém lhe virar a cara, esta pessoa não estava interessada em quem você é, mas no que você tem para oferecer a ela, por fim você terá se livrado de uma falsa amizade.
Em qualquer situação desta vida, coloque-se em primeiro lugar, ou seja, o seu bem estar antes de qualquer coisa. Você é muito importante pra você mesmo, se não se valorizar e se cuidar emocionalmente ninguém o fará por você...
Primeiro de tudo: O seu bem estar!!!
Samuel Arantes